quarta-feira, 26 de março de 2014

PALÁCIO LATIFE SALOMÃO OU PALÁCIO DA MICROEMPRESA

                                                                                     Monumentos e Edificações com Valor Cultural
                                                                                                                                                             Rosângela Maria Bezerra da Costa

2/100
Palácio Latife Salomão

O Palácio Latife Salomão foi construído em 1992, na gestão do governador Ottomar de Souza Pinto, o Palácio da Microempresa de Roraima tornou-se o local ideal e sede de importantes eventos empresarias e governamentais.
É um prédio de estrutura moderna e destaca-se na Avenida Glaycon de Paiva, pela sua arquitetura. A cobertura do prédio é composta por telhas coloniais assentadas em estrutura metálica e para melhor iluminação foram utilizadas chapas lisas de fibra de vidro translúcido; persianas de alumínio no cume para o aceso de ventilação. O prédio comporta todas as dependências essenciais ao seu funcionamento. Nas laterais estão torres para abrigar caixas d’água e depósitos, além de outras edificações para restaurantes e outros tipos de divertimentos.
Fonte: Patrimônio Histórico de Roraima
Comentário: O Palácio foi construído para atender uma demanda de feiras, exposições e eventos voltados para fortalecer o comercio e a indústria local, onde os expositores tivesse local certo, porém durante muito tempo ficou sendo utilizado como sede administrativa da Secretaria de Estado da Administração (SEGAD), hoje ao que sabemos funciona como depósito. Uma pena visto que esta edificação merecia melhor destino por esta bem localizada, por ter uma estrutura bonita e original. Importância da edificação, valorização do comércio local e priorização de um espaço onde fosse possível expor produtos produzidos na norte do país, feiras de artesanatos, exposições artísticas e designer, tecnologias, moda, feira das noivas, enfim. Particularmente estive em vários desses eventos inclusive  Cultural da Rede de Pontos de Cultura Roraima, feira das noivas, arquitetura,  e por  ai vai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário