terça-feira, 22 de abril de 2014

AEROPORTO INTERNACIONAL DE BOA VISTA

                                                                                        Monumentos e Edificações com Valor Cultural                                                                                                                                        Rosângela Maria Bezerra da Costa
17/100

Aeroporto
(Matéria publicada no Jornal - Novo aeroporto será entregue em novembro/2007)

O moderno Aeroporto Internacional de Boa Vista vai ganhar uma nova aparência. Há mais de 1 ano foram iniciadas obras na estrutura externa e interna das instalações que atendem os usuários das três companhias áreas que operam no Estado. No dia 13 de janeiro do ano passado, foi apresentada a ordem de serviço, e instalados os primeiros canteiros da obra. Em março iniciaram os trabalhos. A previsão de entrega do novo aeroporto é novembro deste ano. O superintendente da Infraero (Empresa Brasileira da Infra-estrutura Aeroportuária), Manuel Aguinelo Maciel Sá, disse que será construída uma praça de alimentação e reformulada toda área de embarque doméstico e internacional. As obras estão no prazo. A sala vip esta com 40% do espaço  concluído,  o estacionamento esta com 90%. A marquise esta com 60% dos trabalhos prontos e aguarda a pintura e a estrutura da cobertura que chega de São Paulo. Toda área do aeroporto será climatizada e o piso trocado por granito. Os balcões de check-in passarão dos 6 para 11. Serão instaladas três escadas rolantes e um elevador. A ponte de embarque e desembarque será do tipo sanfona utilizada em grades aeroportos. Na área de circulação, haverá oito ambientes comerciais com vista para pista de decolagem. Também as poltronas atuais serão substituída e os balcões de embarque reformados.  A obra faz parte de um projeto da Infraero e do Governo Federal. O custo será de oito milhões. A empresa que ganhou a concorrência foi a Concreta, de Manaus (AM), que apesar de não apresentar experiência em reforma de aeroportos, passou por todas as exigências técnicas da licitação. A infraero mantém um engenheiro como coordenador da obra acompanhando todas as etapas dos serviços.
A obra, segundo o superintendente, se justifica pelo aumento a cada ano do fluxo de passageiros que embarcam e desembarcam  em Boa Vista.   Em 2004  foram 114 mil,  em 2005 147 mil, no ano passado 166 mil. “É um movimento expressivo para uma população de 300 mil habitantes”, disse. O Aeroporto Internacional de Boa Vista é de categoria tarifária 2. Depois da reforma, ele passará para um patamar mais elevado na região. Manoel Aguinelo acredita que ele estará no nível de outros aeroportos como de Porto Velho (RO), Maceió (AL), e Londrina (PR). O andamento das obras implica no desconforto dos usuários que tem que suportar o barulho e a poeira. Apesar de não ter recebido nenhuma reclamação formal, o superintendente lamenta o fato, mas pede a compreensão dos passageiros que, em breve, serão os beneficiados. Além de melhorar a oferta de serviços aos passageiros que embarca e desembarca, a expectativa é que o novo aeroporto se torne uma nova opção de visitação e lazer para o boa-vistense. “O aeroporto é a porta de entrada da cidade. Quero que ele seja uma atração para o turista e para a população. Tenho certeza que nossa praça de alimentação vaia ser um point para os jovens”. Para a inauguração da obra, em novembro, Manoel Aguinelo promete fazer um evento que reunirá autoridades políticos e a comunidade do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário