terça-feira, 22 de abril de 2014

MONUMENTO AO GARIMPEIRO

                         Monumentos e Edificações com Valor Cultural                                                                                                                     Rosângela Maria Bezerra da Costa
19/100

Monumento ao Garimpeiro
  
Na primeira gestão do Governador Hélio da Costa Campos em 1967 à 1969, Walter Melo foi convidado a elaborar um monumento que aglutinasse nossa historia e refletisse nossa gente. Assim juntamente com o colega Francisco da Luz Moraes (Chico Japurá), rascunharam o projeto de uma estatua de um garimpeiro, com o objetivo de homenagear o homem rude que procura no seio da terra o metal precioso, acalentando o sonho de riqueza e de uma vida mais fácil. A planilha com as dimensões, custos e execução da obra foram apresentados ao Governador que o aprovou de imediato.

A idéia é que a estatua fosse leve, mas de longa duração. O projeto foi enviado para Manaus onde, numa funilaria, foi confeccionada com uma mistura de borracha e alumínio. A cor original era prata, depois de pronto, veio de avião em caixote e instalado onde se encontra até hoje no Centro da Cidade, defronte ao Palácio Senador Hélio Campos, como uma sentinela perpétua de nossos valores. O Monumento é representado por um homem garimpando, a obra é uma exaltação à época áurea do milagre amarelo e uma homenagem àqueles que trabalharam na busca de esperanças e contribuíram para o desenvolvimento da região.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário